Problemas de vendas? Resultados ruins?
- Flavia de Gouvea
- 6 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2023

Você está com problemas de vendas?
Tem escutado muito que o mercado está em crise?
Que estamos vivendo um momento muito complicado?
Que o mercado nunca esteve tão ruim?
Que a coisa está feia para todo mundo?
Que todas as empresas estão na iminência de fechar?
Cuidado, muito cuidado! Você pode estar cercado por pessoas pessimistas, mal informadas e que se deixam levar por conceitos simplistas e comuns.
2017 foi meu melhor ano nos últimos 06 anos, desde 2011 que não tinha resultados tão bons.
Alias 2011 foi o ano que minha cidade (praça) foi destruída pela maior catástrofe climática do Brasil (Nova Friburgo - RJ) um ano que todos pensaram que seria um ano perdido e naquele ano tive resultados maravilhosos e muito satisfatórios.
Ano passado (2017) bati todas as metas, ganhamos todos os campeonatos com os melhores resultados em todas as empresas que trabalhamos:
Elastan Ind. e Com. Ltda.: tivemos o maior crescimento entre todos os representantes, ainda ficamos com o primeiro lugar geral de vendas https://elastan.com.br/
Quatro K (Marilua): ganhamos o primeiro lugar no campeonato de vendas http://quatrok.com.br/
Liathu Malhas: ficamos em primeiro lugar geral de vendas do ano… http://www.liathu.com.br/home.php
Qual o segredo? Não tem segredo!
É por este motivo que estamos aqui, para contar como foi possível alcançar resultados tão marcantes e inesperados num momento político, econômico e emocional tão significativo.
No início do ano as expectativas eram as piores possíveis, e muita gente deixou-se contaminar por um sentimento que é muito comum e acaba por anular e minar as ações e possíveis reações.
Como alcançamos tais resultados? Com Vontade e Determinação!
Simples demais? Óbvio? Nem tanto, somos afetados pelo meio onde estamos inseridos, se não estivermos realmente convictos de que nossa postura positiva é preponderante para manter nossa Vontade e Determinação blindadas, seremos afetados pela falta de vontade e determinação, assimilada pelas pessoas com as quais somos levados a conviver.
Por outro lado, ainda tem as cobranças pseudo-motivadoras que recebemos por parte das empresas e que na sua maioria não passam de bombas que ao invés de manter e elevar nossa postura positiva, ajudam a minar nossa confiança já combalida.
Questionamentos como:
“O que está acontecendo com você?”
“Todos estão vendendo, porque suas vendas estão tão ruins?”
“Deste jeito estou vendo que você não vai bater sua meta novamente.”
“Vamos lá, só você não está vendendo, todo mundo está bombando!”
***************
Bem, é só vontade e determinação? Não, estes sentimentos ou postura pode ser despertado por uma convenção, palestra motivacional, dinâmicas de grupo…
O difícil é manter estes sentimentos, é preservar o profissional da contaminação do meio e do dia a dia onde ele se vê obrigatoriamente inserido e que, muitas vezes, tende a minar e a soterrar suas disposições apoiadas sobre alicerces frágeis, inconsistentes.
Qual o segredo? Não tem segredo, o diferencial é a felicidade, a motivação íntima tem que ser mais profunda e real!
Se não estivermos felizes e em busca de objetivos mais duradouros do que metas, resultados ou sucesso, vamos fatalmente deixar que nos contamine a atmosfera reinante do pessimismo e da derrota.
Como disse, não existem receitas, mas esses são os 7 ingredientes que uso para formar uma base sólida e precisa para o sucesso profissional:
Traçar planos
Estabelecer desafios
Pensar grande e transformar o trabalho em parte integrante de felicidade em minha vida e espalhar com os que convivem comigo
Otimismo, Vontade e Determinação
Ser O Diferencial, contagiar e construir gradualmente uma capacidade de ampliar minha visão do mercado e da vida
Construir resultados mês a mês em bases sólidas, duradouras, num crescente contínuo.
Ser feliz, fazer as pessoas felizes, realizar-se não apenas no trabalho, mas na vida, que além de tantas coisas boas inclui necessariamente o trabalho, viver de forma ampla, transformando o trabalho em uma ação agradável e prazerosa!
Vender é fácil. Manter a constância das vendas, a sucessão de resultados positivos e crescentes, só é possível quando o profissional passa a ter prazer na concretização dos negócios e as comissões deixam de ser o objetivo maior, passando a ser consequência de um desafio prazeroso.
Rogério Alves da Silva
# maior capacidade de ouvir na essência
# ampliação na efetividade da persuasão
# agilidade nas tomadas de decisões
# desenvolvimento de inteligência emocional e autogestão
# criação do campo relacional de confiança junto ao cliente
#qualidade de vida
コメント